O Painel de Integração, neste ano, terá suas apresentações na sexta-feira e no sábado, dias 28 e 29 de setembro, das 9h às 13h.  Para isso, os estudantes foram divididos para os dois momentos, de acordo com a ordem do link abaixo:

Conforme o regulamento da atividade, todos os estudantes do Ensino Médio devem estar presentes durante os dias de apresentações. Esta atividade é também aberta a toda a comunidade, sendo possível convidar familiares e amigos para prestigiar o evento.

Aos estudantes que ainda tiverem dúvidas, podem ser sanadas através do regimento em específico, disponível no site oficial do evento: http://eventos.ifc.edu.br/sepe/painel-de-integracao/.

 

O Painel de Integração

De acordo com o regimento desta atividade, entende-se por Painel de Integração (PI) um processo educativo científico cultural, que alia vivências e experiências interdisciplinares do qual podem participar, na condição de expositores, estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFC Campus Araquari.

A finalidade do PI é integrar conhecimentos e novas tecnologias de informação e comunicação aos processos de ensino e aprendizagem através de ações interdisciplinares, além de possibilitar ao estudante a construção de conhecimentos com visões múltiplas, a partir de situações trabalhadas no ensino, pesquisa e/ou extensão.

 

Estande Sustentável

O Núcleo de Gestão Ambiental (NGA), em comum acordo com a equipe organizadora do Painel de Integração, está instigando os alunos do ensino médio a pensarem sobre o uso demasiado e o tipo de materiais empregados durante suas apresentações no Painel de Integração. Foram criados critérios para um “Estande Sustentável”, aqueles que cumprirem com o desafio receberão um “bõnus” na avaliação.

Para ser um estande sustentável, há o desafio de usar a criatividade em apresentar trabalhos sem o uso de E.V.A. e T.N.T.! Isso porque são os dois materiais mais utilizados durante o Painel de Integração, o que gera uma quantidade elevada de resíduos. Além disso, o T.N.T (Tecido Não Tecido) é confeccionados com prolipopileno e viscose e suas fibras são tramadas e dispostas de forma aleatória, por isso ao amassar o T.N.T. ele perde suas propriedade e torna-se um material inapropriado para uso posterior, tornando-se um resíduo. Apesar de já existir no mercado um T.N.T. mais amigo do meio ambiente seu custo ainda é elevado. Já o E.V.A. (Espuma Vinílica Acetinada) é um derivado de petróleo e possui um tempo de vida em torno de 400 a 500 anos para ser degradado, promovendo um acumulo de resíduos, além de ficar disponível para a biota.

Também no processo de desmontagem dos estandes o NGA irá disponibilizar dois compartimentos (Caixas de água de 500L vazia) para os alunos descartarem os material considerado “Rejeitos”, que são aqueles que não apresentam condições de reciclagem ou reutilização, devendo serem descartados definitivamente em um Aterro Sanitário. O outro compartimento é para depósito de material para Reciclagem, isso é aqueles que devem ser enviados para uma cooperativa e serem novamente processados. Ao final do evento os materiais serão pesados e no próximo ano nosso novo desafio é diminuir a geração desses materiais! O NGA pensa que desta forma seremos mais conscientes em não gerar resíduos.