SiepeO III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão Internacional do Instituto Federal Catarinense, programado para ser realizado entre 22 a 24 de junho de 2016, objetiva o aprofundamento da discussão e da compreensão do papel da pós-graduação no processo de integração entre ensino, pesquisa e extensão no contexto institucional, nacional e internacional. Para tanto, pretende pautar os avanços realizados ao longo dessa relativamente curta trajetória institucional (criado em 2008), aprofundar a integração (indissociabilidade) entre ensino, pesquisa e extensão e, igualmente, discutir formas de estabelecer vínculos mais estreitos com a realidade local.

A temática central foi firmada em torno do papel da pós-graduação a partir da interdisciplinariedade para a consolidação da integração entre ensino, pesquisa e extensão, perpassando também outros temas, como internacionalização e práticas pedagógicas inovadoras. A programação do III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão Internacional contempla metodologias diversificadas e complementares, compreendendo: conferência de abertura, mesas redondas e grupos temáticos com a apresentação de trabalhos em forma oral.

A conferência de abertura e as mesas redondas possibilitarão a discussão do estado da arte da temática central proposta, bem como, discutir as possibilidades do trabalho interdisciplinar a partir da pós-graduação com a necessária articulação entre as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.

Os grupos temáticos, por sua vez, possibilitarão trabalhar de modo mais dedicado os subtemas com a contribuição de pesquisadores experientes e discutir as experiências e as estratégias de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos campi, bem como políticas de consolidação dos programas de pós-graduação mediante a apresentação de trabalhos orais por parte dos pesquisadores de diferentes instituições.

Os resultados esperados com a realização do evento consistem em oportunidades de conhecer e trocar experiências, formas de compreensão, metodologias de trabalho e formas de cooperação com outras instituições, para que o IFC possa avançar nesta trajetória de afirmação como instituição de ensino, pesquisa e extensão que compreende e procura encontrar respostas às problemáticas postas pelo contexto social, cultural e econômico de Santa Catarina.