SiepeNesta edição, o III Siepe traz como tema central a internacionalização decorrente dos convênios e das parcerias com o Instituto Politécnico do Porto (IPP/Portugal) e a Universidade de Ciências Aplicadas (University of Applied Science) da Finlândia.

De acordo com Schenkel, ambas as instituições buscam conhecer o IFC para propor cooperações que envolvem o intercâmbio de estudantes e a dupla diplomação. “A participação dos representantes do Instituto e da Universidade acontece na sexta-feira, 24/06, a partir das 8h30min, com a mesa-redonda Possibilidades de Internacionalização”.

Outro tema fundamental no Siepe serão os debates sobre as propostas de mestrado no IFC, que acontecem no dia 23/06, às 14 horas. “Teremos a participação de avaliadores da Capes, cada um correspondente às áreas temáticas de Ciências Agrárias, Educação e Medicina Veterinária”, salienta Garbuio.

Para os pró-reitores, a participação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), durante o Seminário, é fundamental para conhecer e esclarecer os trâmites referentes ao processo de submissão e aprovação de propostas stricto sensu. O mestrado profissional em Medicina Veterinária já foi aprovado, e o em Educação (acadêmico) será enviado ainda este ano. Porém, o mestrado profissional em Ciências Agrárias teve duas tentativas frustradas de criação, o que torna necessário apresentar aos membros da Capes as intenções e a estrutura fornecida pelo Instituto, para, em contrapartida, conhecer mais sobre a visão interna da Coordenação.

A abertura do evento acontece às 14 horas do dia 22/06, e, em seguida, ocorre a Conferência de Abertura Inovações Curriculares no Ensino Superior: por que nos esforçamos tanto e temos a sensação de não avançarmos?, com a vice-reitora de Graduação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professora Cássia Ferri.

Para Josefa, é primordial tratar das inovações curriculares, uma vez que o ensino não se faz sem pesquisa, e a pesquisa não ocorre sem o ensino. “Tudo isso culmina nos resultados e na participação do cidadão-estudante na sociedade em que vive, com atividades retratadas e desenvolvidas pela extensão do IFC”, reforça ela.

Ainda no primeiro dia de Siepe, está prevista a mesa-redonda Desafios da Pós-Graduação no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, no contexto dos Institutos Federais, a partir das 16 horas.

Confira essas e outras informações em http://eventos.ifc.edu.br/seminariointegrado/

*Texto, imagem e vídeo: Cecom/Reitoria.