A realização do IV Encontro “A construção de saberes docentes” apresenta-se como um espaço de excelentes oportunidades formativas para os professores da educação básica e superior (licenciandos, graduados e pós-graduados), pública e particular, não somente do Instituto Federal Catarinense Câmpus Araquari, mas de toda a comunidade regional. O evento permite debater sobre educação, por meio da participação em palestras, da socialização das suas práticas docentes, de propostas de comunicações orais, apresentação de pôsteres, participação e oferta de oficinas.

O Encontro “A construção dos saberes docentes” ocorreu em duas edições sob um formato mais voltado à formação dos professores do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Araquari. A partir disto ganhou a dimensão de um evento voltado ao público também externo nos anos de 2013 e 2014, quando reuniu a comunidade regional a fim de disseminar e debater a prática pedagógica dos docentes das escolas públicas dos municípios localizados no entorno do Câmpus de Araquari. A realização das duas primeiras edições revelou a necessidade de fomentar e criar espaços nos quais os docentes da região pudessem trocar experiências e aproximar-se das pesquisas acadêmicas relacionadas à prática pedagógica.

Objetivo: Disseminar práticas pedagógicas e conhecimentos científicos advindos da prática da pesquisa nas diversas áreas do conhecimento; contribuir com a formação de professores da educação básica da rede pública e particular de ensino por meio da socialização de práticas de pesquisas realizadas na educação básica; promover palestras e debates que contribuam para aprimorar as reflexões acerca do professor enquanto pesquisador e a própria formação.

Público: Professores/Pesquisadores; Alunos de graduação; Alunos de pós-graduação; Profissionais da educação básica