O Painel de Integração de Conhecimentos é um processo educativo científico­-cultural, que alia vivências e experiências interdisciplinares do qual devem participar na condição de expositores, alunos matriculados nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Araquari.

Transmitir/adquirir/assimilar conteúdos e/ou conhecimentos aos educandos de forma conectada configura­-se como um grande desafio para as escolas da atualidade, especialmente com relação à construção de uma matriz curricular onde de fato seja operacionalizada uma teia de vínculos entre os conteúdos teóricos e práticos abordados em aula pelos educadores, sem fragmentação do conhecimento.

É necessária grande reflexão sobre a temática, para que o produto desta possa contribuir para ajustes curriculares no sentido de integração e reorganização de conteúdos das disciplinas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, a fim de promover, entre outros, a construção de competências e atribuições profissionais mais sólidas.

Segundo Paulo Freire “quanto mais um acontecimento é significativo, mais profunda ou elaboradamente processado, mais situado em contexto, e mais enraizado num conhecimento cultural, de fundo metacognitivo e pessoal, mais rapidamente é compreendido, aprendido e recordado”. Assim, ensinar não é meramente transferir um conhecimento, mas possibilitar a sua produção e/ou construção. Nesse contexto de produção de conhecimento, encontra­-se pautada esta atividade.

Apresenta­-se a seguir um modelo de espiral de integração de conhecimentos:

Modelo Espiral

Fonte: Comissão Organizadora Painel de Integração 2014