O Instituto Federal Catarinense (IFC) possui atualmente 14 câmpus distribuídos nas cidades de  Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul (unidades Sede e Urbana), Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira , 1 câmpus avançado na cidade de Aberlado Luz, além da Reitoria instalada na cidade de Blumenau.

O IFC teve origem na integração das escolas agrotécnicas de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio e os colégios agrícolas de Araquari e Camboriú, anteriormente vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina.

Oferta-se educação em todos os níveis, desde a formação inicial e continuada até a pós-graduação. Preferencialmente, busca-se o atendimento das demandas regionais de localização dos câmpus, com isso espera-se a interferência positiva na transformação da realidade social e econômica, contribuindo para desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e regionais.

Programas de bolsa de Pesquisa e Iniciação Científica, de Extensão, contemplam importantes atividades nos câmpus, despertando nos estudantes a curiosidade e o interesse em buscar e desenvolver conhecimento além das atividades rotineiras. A maioria dos câmpus possui infraestrutura de alojamento e refeitório para estudantes dos cursos técnicos na área de agropecuária, principalmente àqueles menos favorecidos, cuja oferta se constitui oportunidade única para o seu desenvolvimento e educação.

A proposta do IFC, a partir de uma gestão democrática, é aproximar o diálogo com a realidade local e regional na busca de soluções, em especial, aquelas relacionadas com a educação profissional, reafirmando o compromisso da oferta de educação pública e gratuita de qualidade em todos os níveis e modalidades para os catarinenses.